Rádio Brasil Sertão

Uberlândia é a segunda maior criadora de porcos do Brasil

"Pesquisa da Pecuária Municipal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra a quantidade de animais criados em fazendas."

Uberlândia tem 633.885 cabeças de suínos. Esse número faz a cidade ser a maior criadora de porcos de Minas Gerais e a segunda maior do país, ficando apenas atrás de Toledo (PR).

Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O "Censo dos Bichos" também apontou que Uberlândia e Uberaba têm 14 vezes mais galinhas do que habitantes.

O número de porcos na pesquisa é o segundo maior desde 2017. Segundo o IBGE, houve uma diminuição em relação ao número de porcos de 2021, são 7.765 animais a menos.

O último ano registrou o maior número de matrizes de suínos desde 2017. Dentre os 633.885 suínos, 48.335 são matrizes, ou seja, porcas em idade de reprodução. 

Cenário comercial

Apesar das dificuldades encontradas pelo setor, principalmente com os custos de produção elevados, o crescimento no número de matrizes e de suínos, bem como no abate, permaneceu impulsionado pelas exportações da carne, que atingiram o segundo melhor resultado da série em 2022, no Brasil




Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
REGIÃO: Tortura, sequestro e cárcere privado: quadrilha é alvo de mandados em Coromandel e região