Rádio Brasil Sertão

Prorrogado prazo para exame toxicológico de profissionais

"Há relatos de vários clientes que dizem estar recebendo ligações sobre tentativas de compras suspeitas com o cartão de crédito deles."

 O CONSELHO NACIONAL DE TRANSITO, CONTRAN, PRORROGOU O PRAZO PARA QUE MOTORISTAS PROFISSIONAIS ATUALIZEM O EXAME TOXICOLÓGICO PERIÓDICO.

O PRAZO HAVIA TERMINADO EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO, E AGORA VAI ATÉ MARÇO PARA UM GRUPO E ABRIL PARA O OUTRO.

 A OBRIGATORIEDADE DO EXAME É PARA CONDUTORES COM CNH DAS CATEGORIAS C, D E E, QUE TRABALHAM DIRIGINDO, POR EXEMPLO, ÔNIBUS E CAMINHÕES.

QUEM NÃO ATUALIZAR O TOXICOLÓGICO E FOR FLAGRADO DIRIGINDO A TRABALHO, É MULTADO EM 1467 REAIS, E PERDE SETE PONTOS NA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO, POIS É UMA INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA.

ENTÃO SE VOCÊ É MOTORISTA PROFISSIONAL COM CNH C, D OU E, EMITIDA OU RENOVADA A PARTIR DE SETEMBRO DE 2017, E NÃO ATUALIZOU O EXAME TOXICOLÓGICO, FIQUE ATENTO AOS PRAZOS.

PODEM RENOVAR O EXAME ATÉ O DIA 31 DE MARÇO OS CONDUTORES COM CNH COM VENCIMENTO ENTRE JANEIRO E JUNHO, E ATÉ O DIA 30 DE ABRIL OS QUE TEM A CARTEIRA COM VENCIMENTO ENTRE JULHO E DEZEMBRO.

O EXAME TOXICOLÓGICO ANALISA AMOSTRAS DE CABELO, PELE OU UNHA E É CAPAZ DE IDENTIFICAR SE O CONDUTOR FEZ USO DE ALGUMA SUBSTÂNCIA ILÍCITA, COMO DROGAS.

A VALIDADE DO TESTE É DE DOIS ANOS E SEIS MESES. 

SE O EXAME DER POSITIVO, O MOTORISTA TEM O DIREITO DE DIRIGIR SUSPENSO E FICA IMPEDIDO DE EMITIR OU RENOVAR A CNH POR 90 DIAS.


Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS