Rádio Brasil Sertão

BRASIL: Novo vírus de celular limpa conta bancária e já fez pelo menos 1,5 mil vítimas este ano

"Desconfie de notificações que peçam acesso às opções de acessibilidade do dispositivo e, se possível, tenha um sistema antivírus instalado no smartphone."

Já imaginou ter a sua conta bancária zerada em razão de um Pix que você nem mesmo fez?

É assustador, mas pode acontecer se o celular em que você tiver o aplicativo do banco for infectado por um novo tipo de vírus.

A ameaça foi detectada por uma empresa especializada em cibersegurança.

O vírus infecta celulares que operam com o sistema Android.

A isca para que o programa malicioso seja instalado geralmente é um link fraudulento, escondido, por exemplo, em um falso anúncio que pede a atualização de um aplicativo do usuário.

Sem se dar conta, seguindo os passos supostamente necessários, a pessoa acaba permitindo a instalação, no dispositivo, de um aplicativo de extensão .APK.

Quando autoriza as permissões que são solicitadas pelo suposto aplicativo que foi atualizado, o usuário acaba dando permissão para que o vírus interfira no funcionamento de outros aplicativos, incluindo os aplicativos bancários.

Segundo a empresa que identificou a ameaça, o programa malicioso já foi detectado mais de 1,5 mil vezes desde janeiro.

A principal recomendação para não ser uma das vítimas é não instalar nenhum aplicativo fora da loja oficial do Android, que é a Google Play Store.

E, sempre que for atualizar seus aplicativos, faça isso por meio da Play Store.

Desconfie de notificações que peçam acesso às opções de acessibilidade do dispositivo e, se possível, tenha um sistema antivírus instalado no smartphone.

Powered by Froala Editor

NOTÍCIAS MAIS LIDAS
REGIÃO: Tortura, sequestro e cárcere privado: quadrilha é alvo de mandados em Coromandel e região